O Santander, um dos maiores bancos privados do Brasil, emitiu um comunicado na última segunda-feira (18) para esclarecer uma decisão polêmica envolvendo cartões de crédito. A instituição financeira havia anunciado que, a partir de 1º de janeiro de 2024, passaria a cobrar uma taxa de R$ 20,00 por mês para clientes que não utilizam seus cartões de crédito com regularidade.

Decisão polêmica

A decisão do Santander foi criticada por consumidores e especialistas em finanças. Muitos argumentaram que a taxa é abusiva e que prejudica os clientes que já são inadimplentes. Outros apontaram que a medida é uma forma de pressionar os clientes a utilizarem seus cartões de crédito, mesmo que não precisem.

Comunicado do Santander

No comunicado, o Santander afirma que a taxa foi criada para “incentivar o uso responsável dos cartões de crédito”. A instituição financeira também diz que a medida é “justa e transparente” e que “está alinhada com as práticas do mercado”.

O comunicado ainda esclarece que a taxa será cobrada apenas de clientes que não utilizam seus cartões de crédito pelo menos uma vez a cada três meses. Os clientes que utilizarem seus cartões com regularidade não serão afetados pela medida.

Conclusão

A decisão do Santander ainda está gerando polêmica. É possível que a instituição financeira seja obrigada a reconsiderar a medida ou que seja alvo de ações judiciais.

Fonte: Comunicado Santander