Sem mencionar diretamente os nomes das empresas chinesas, Lula expressou preocupação com a situação dessas empresas e disse que o sistema de cobrança de impostos precisará ser alterado.
“Estamos enfrentando uma situação em que o setor de serviços está em crescimento e as importações de produtos que não pagam impostos no país também estão aumentando."
“Eu quero uma relação extraordinária com os chineses, a melhor possível. Mas nós não podemos aceitar que as pessoas fiquem vendendo pra cá coisas sem pagar imposto de renda, sabe?"
Na última semana, alguns deputados e senadores representantes de empresários brasileiros se reuniram com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em seu gabinete em Brasília.
Durante a reunião, os parlamentares argumentaram que a falta de taxação sobre produtos chineses estaria prejudicando as empresas nacionais, que não teriam condições de competir.
Embora oficialmente Haddad não tenha se pronunciado sobre o assunto da possível taxação de vendas de produtos de empresas chinesas pela internet, ele levou o assunto ao presidente Lula, que,