Real Digital, uma iniciativa do Banco Central do Brasil que promete revolucionar a forma como lidamos com o dinheiro.
O Real Digital é uma moeda digital desenvolvida pelo Banco Central do Brasil que pretende tornar as transações financeiras mais ágeis, seguras e acessíveis.
Ela será emitida pelo próprio Banco Central e terá o mesmo valor do Real físico, podendo ser utilizada para realizar pagamentos, transferências e outras operações financeiras.
Quando se menciona o termo “moeda digital”, é comum surgir a dúvida se o Real Digital seria uma criptomoeda. .Não é o caso, como explica Fabiano Jantalia,
advogado especialista em Direito Econômico e Finanças. “O Real Digital é uma forma diferente de representação da moeda brasileira.
Tem, portanto, as características de uma moeda soberana: é emitido por um Banco Central e é utilizado como meio de troca, reserva de valor e unidade de conta”, complementa.
"Além disso, o Real Digital segue as mesmas políticas econômicas e monetárias que estabelecem o valor e a estabilidade do Real convencional."
disse Jantalia.
O objetivo do BC com o Real Digital é modernizar o sistema financeiro do país, tornando as transações mais rápidas, seguras e acessíveis.
Além disso, o BC busca promover a inclusão financeira, permitindo que pessoas e empresas possam utilizar a moeda digital mesmo sem possuir conta bancária.
Com o Real Digital, o Banco Central espera ainda reduzir custos e aumentar a eficiência do sistema financeiro brasileiro.
O Presidente do Banco Central do Brasil Campos Neto declarou recentemente que o Real Digital está praticamente pronto para iniciar os testes e que,
segundo o cronograma da entidade, devem iniciar no segundo semestre de 2023 e se estenderá até 2024. Após isso, será definido um calendário de lançamento da moeda digital.
Fonte: CNN Blog Capital Consciente E-mail: contato@capitalconsciente.com.br Imagens: Yandex