IRPF
cai na malha fina, cai na malha fina como retificar, cai na malha fina e agora, como saber se caí na malha fina, como sair da malha fina do imposto de renda, como verificar se caiu na malha fina, imposto de renda malha fina, malha fina, malha fina como resolver, malha fina como saber, malha fina imposto de renda, malha fina imposto de renda 2021, malha fina irpf, malha fina receita federal, receita federal malha fina
Marcos Zyovi
0 Comentários
Imposto de Renda 2023: Como verificar se cai na malha fina?
Para determinar se você caiu na malha fina do Imposto de Renda 2023, é necessário verificar o status da sua declaração por meio do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual). Além disso, o site da Receita Federal disponibiliza informações sobre quaisquer pendências relacionadas à sua declaração.
O que é malha fina?
A malha fina do Imposto de Renda é um termo utilizado para descrever um processo de análise mais detalhado e rigoroso realizado pela Receita Federal do Brasil em relação às declarações de Imposto de Renda dos contribuintes. Após o prazo de entrega da declaração, a Receita realiza uma série de cruzamentos de informações para verificar a consistência dos dados informados.
Se a declaração apresentar indícios de inconsistências, divergências ou omissões, o contribuinte pode cair na malha fina, o que significa que a sua declaração será selecionada para uma análise mais minuciosa. Nesse caso, o contribuinte será notificado pela Receita Federal e deverá prestar esclarecimentos e apresentar documentos que comprovem as informações declaradas.
Passo a passo para saber se caiu na malha fina:
1. Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).
2. Faça o login ( com a senha do seu Gov.br).
3. Selecione a opção “Meu Imposto de Renda”
4. Na aba “Serviços do IRPF”, escolha o item “Pendências de Malha”.
5. Aqui vai ter todas as pendências da sua malha fina.
Erros mais comuns que podem levar você cair na malha fina.
De acordo com a Receita Federal, os erros mais comuns na declaração são:
- Omissão de rendimentos: o contribuinte não declara, ou informa parcialmente, os seus ganhos e de seus dependentes do ano anterior.
- Despesas médicas: o erro é causado pela não confirmação das informações pela parte recebedora. Ou seja, o contribuinte declarou que teve uma despesa médica, mas quem recebeu não confirma o valor.
- Divergência sobre imposto retido: quando o contribuinte informa um imposto retido na fonte que é diferente do informado por quem fez a retenção do valor.
Share this content:
Publicar comentário