LULA decide e traz notícia desfavorável para compradores brasileiros da Shopee, Shein entre outros
O Presidente Lula não cita os nomes das empresas chinesas, mas disse que “Brasil poderá taxar vendas de produtos chineses no país.”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou em uma entrevista que o Brasil poderá impor taxas sobre compras em empresas chinesas. Sem mencionar diretamente os nomes das empresas chinesas, o chefe de estado expressou preocupação com a situação dessas empresas e disse que o sistema de cobrança de impostos precisará ser alterado durante seu mandato.
“Estamos enfrentando uma situação em que o setor de serviços está em crescimento e as importações de produtos que não pagam impostos no país também estão aumentando. Como podemos continuar vivendo assim?”
“Eu quero uma relação extraordinária com os chineses, a melhor possível. Mas nós não podemos aceitar que as pessoas fiquem vendendo pra cá coisas sem pagar imposto de renda, sabe? É preciso que a gente tenha uma seriedade nisso”
questionou o presidente em uma entrevista aos jornalistas do portal Brasil 247.
Na última semana, alguns deputados e senadores representantes de empresários brasileiros se reuniram com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em seu gabinete em Brasília. Durante a reunião, os parlamentares argumentaram que a falta de taxação sobre produtos chineses estaria prejudicando as empresas nacionais, que não teriam condições de competir.
Embora oficialmente Haddad não tenha se pronunciado sobre o assunto da possível taxação de vendas de produtos de empresas chinesas pela internet, ele levou o assunto ao presidente Lula, que, segundo esta nova entrevista, parece ter concordado com os argumentos dos parlamentares e pode começar a considerar uma possível taxação em breve.
Nos primeiros meses do governo Lula, discute-se o aumento de impostos para certos produtos e serviços. O Ministro Fernando Haddad confirmou a taxação de apostas online de futebol, seguindo a prática de outros países. A cobrança de impostos federais sobre gasolina e etanol também foi retomada para financiar projetos, mas impactou os consumidores. O presidente Lula discutirá a taxação de empresas chinesas em viagem diplomática à China esta semana.
Veja também: https://capitalconsciente.com.br/madeiramadeira-enfrenta-novas-demissoes/
Share this content:
Publicar comentário